sexta-feira, 29 de abril de 2011

Treinamento Emocional :)



A vida nos pega com cada uma né? Cada dia uma novidade, seja boa ou ruim, mas novidade! Dias, horas, minutos e os segundos das surpresas que vivemos parecem não passar nunca... é verdade!
Parece besta, coisa de quem não tem o que fazer, professor que quer encher linguiça, é de dar medo, de morrer que nem o gato de curiosidade de saber o que ia acontecer ali, de saber o que tinha naquele baú , é querer que a aula acabe logo ( antes da aula começar ) e quando começa, não querer escutar o sinal do toque pra hora do intervalo... é querer ficar com os amigos, colegas, admirados e queridos, ali mesmo dentro da sala, trocando elogios e transmitindo energias positivas :)
Foi o que aconteceu hoje na minha sala de aula. Estou cursando o 6° Período de Direito, e pra mim é uma grande honra ter como professor da cadeira Direito Processual Civil III José Ysnaldo Alves Paulo, de primeira um cri cri, cheio de detalhes, um tanto 'ranzinza' ... aos olhos de quem realmente quer aprender e ter uma nova e boa visão do Direito, um homem, um bom homem, um grande professor! Capaz de nos enlouquecer em mandar fazer uma Petição Inicial com seus anexos, e mandar voltar com essa para retificar inúmeras vezes.. de parar a aula enquanto alguém conversa ou simplesmente escreve no caderno enquanto ele explica o conteúdo.. capaz também de fazer cada um de nós se emocionar com uma linda história, em um momento que ele realiza todos os períodos com suas novas turmas. No treinamento emocional, com base no cap. 01, do livro Filhos brilhantes, alunos fascinantes, de Augusto Cury, leu a história: UM HERÓI NUMA CADEIRA DE RODAS
A história emocionou a todos, cada um de uma forma, uns choravam, outros atentos, alguns surpresos, os mais fortes, ou menos sensíveis conseguiam rir daqueles que não seguravam as lágrimas. A cada pedaço da história, aumentavam os batimentos, os pensamentos com certeza eram voltados pra pessoas ali presentes, e também pra pessoas que não estavam ali na sala de aula, mas que com certeza ocupam um lugar bem especial nos nossos corações! A história acabou minutos depois, alguns minutos pra reflexão e para expressar o que tiramos como exemplo daquela bela história, o que de bom conseguimos aprender depois de um 'tapa na cara', uma verdadeira lição! Uma pausa pra troca de energias, e logo depois o professor começa a falar em amizade, em amor, em PERDÃO! Nesse momento, nós que estávamos em um grande círculo humano, de mãos dadas, logo começamos a nos abraçar e as lágrimas rolavam soltas pelas nossas faces, sorrisos se misturavam com choro, e cada abraço era tão intenso como se nunca a gente tivesse se abraçado. 'Eu te amo' foi dito tão verdadeiramente, que eu senti que amor nasce de grandes amizades, amizades verdadeiras! Chegar em casa depois de um momento como esse e dizer: Mainha, painho, irmão EU AMO VOCÊS! Sorrir e poder agradecer a Deus pela oportunidade de ter vivido hoje, para participar desse momento que foi tão importante para todos nós! Sabemos que tanto a cenoura, ovos, café, que agora se juntam às cicatrizes das faces de um homem tão iluminado, conseguiu nos transmitir muita luz e sabedoria, pra cada caminho que decidiremos seguir! E diferente das coisas indesejáveis da vida que acabam em 'pizza', hoje tudo acabou em 'CHOCOLATE' :)
Parabéns Professor Ysnaldo, além de bacharéis, doutores em Direito, você com toda certeza tem formado grandes seres iluminados ao longo desses períodos!
 (Marcella Lessa em 28/ABR/2011)

A história que me refiro no texto e que foi lida no Treinamento emocional, fica o link :
http://www.forumespirita.net/fe/espiritismo-jovens/um-heroi-numa-cadeira-de-rodas/

4 comentários:

  1. hum... é tão bom reconhecer pequenos detalhes na nossa vida, dia após dia existe mesmo surpresas , e temos que saber valorizar cada segundo, sei que vc faz isso, sempre faz neh?
    ameiiiii!
    saudades

    ResponderExcluir
  2. sempre faço, com toda certeza gordinha :)
    de verdade, se tem uma pessoa que valoriza os bons momentos dessa vida, sou eu! E aprendo muito com cada nova surpresa que Deus me traz! :)
    Saudade de você tb, to te seguindo ein!

    ps: esse momento que tive com a minha turma da faculdade, só lembrei dos nossos tempos de Santíssima Trindade, com certeza mentalizei minha turma do colégio :) E vc fez e faz parte da minha BOA história de amor!

    ResponderExcluir
  3. Somente vc com um sensibilidade intensa que a caracteriza, poderia refletir tão bem a experiência siubjetiva. Merecida sua cronica, Ysnaldo além de brilhante é um grande cara. E vc tem se mostrado uma grande escritora. Prossiga sempre e conte comigo. Ah e eu tenho a honra de ter sido O PRIMEIRO SEGUDOR DO BLOG....ninguém tira ...abração

    ResponderExcluir
  4. Obrigada Raimundo, mais uma vez por suas palavras!
    O momento simbolizou muita paz, e muita sensibilidade, em todos os aspectos.
    Penso em entregar esse texto ao Prof. Ysnaldo, para que ele possa ver o quanto valeu a pena e o quanto significou essa aula que ele nos proporcionou.
    Obrigada pelo grande escritora, farei valer todos esses comentários e continuarei agradando aos meus leitores.

    Ah e é com muita certeza um enorme prazer tê-lo como 1° seguidor! abraçoo

    ResponderExcluir